blog do curso de Comunicação Empresarial do ISCAP
página principal

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Cultura Organizacional - Origem do Conceito

[a partir de Arminda Sá Sequeira]

Algumas noções a reter:

A comparação das organizações a sociedades em miniatura - possuidoras de um conhecimento constituinte de um património partilhado pelo grupo e ensinado às gerações futuras – está na origem do conceito de cultura organizacional e o seu estudo encontra raízes nas teorias da cultura como fenómeno social, antropológico e sociológico. Esta cultura organizacional tem especial influência sobre a motivação e o compromisso dos membros da organização.

O conceito de cultura, embora polissémico, encontra diversos elementos comuns nas diferentes definições dos vários autores: valores, crenças, normas e padrões de comportamento, hábitos e costumes, conhecimentos, práticas, cujo significado que lhes é atribuído é partilhado pelos membros de uma organização de forma mais ou menos consciente.

“Os valores fundamentais que os membros de uma organização partilham constituem uma matriz cultural de referência que vai orientar os seus modos de pensar, sentir e agir.”
[Arminda Sá Sequeira]

Desta forma, a cultura organizacional nasce de uma construção social colectiva mediante a interacção dos membros do grupo e da sua atitude e comportamento. Esta assume assim um carácter de ordem normativa e, interiorizadas pelas pessoas as normas de actuação e padrões de comportamento da interacção no grupo, a par da aceitação dessas regras por adesão interior, a cultura organizacional faz com que não exista necessidade de um controlo externo ao grupo através de mecanismos formais. Promove a auto-regulação do grupo.
Assim, consideramos que a cultura organizacional tem um carácter dinâmico. Não é por isto, porém, que esta é facilmente moldável às exigências da gestão.

A apreensão e interiorização da cultura organizacional pelos membros do grupo é a garantia de ter ganho significado para estes. A interacção entre os membros do grupo, a participação nas práticas organizacionais para socialização dos novos membros – auxiliando e estimulando o “vestir da camisola”, fazer deles “parte do grupo” – é o que constitui a acção de aprendizagem dessa cultura.

Sem comentários: