blog do curso de Comunicação Empresarial do ISCAP
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sábado, 2 de junho de 2007

Pragmática da Comunicação - Conceito

Adriano Duarte Rodigues in "(Linguística e Comunicação) A Partitura Invisível - Para uma Abordagem Interactiva da Linguagem" (Lisboa, Edições Colibri, 2005) definiu o conceito de Pragmática da Comunicação.
Não querendo ser uma especialista (que não o sou, sou apenas uma estudante do tema, no âmbito da Comunicação Empresarial) resolvi fazer um pequeno resumo do texto deste autor, que, na minha modesta opinião, conseguiu definir a Pragmática da Comunicação de forma clara e que pode ajudar a entender este tema.

O termo pragmática é muitas vezes confundido com o termo prática. Ora nada como procurar a origem de uma palavra para conhecermos o seu verdadeiro significado.

De origem grega, o termo pragmática surgiu do substantivo "he pragma" (negócio, assunto), tem como significado "cuidado, o trabalho ou aplicação que se põe na confecção ou no fabrico de alguma coisa".

Tendo sido aplicado em várias áreas (desde o direito á filosofia, passando pela matemática), o termo pragmática, a partir de 1851, passou a denominar uma corrente filosófica norte-americana, encabeçada por William James e Charles S. Pierce, que defendia que "o valor prático de uma proposição é considerado como o critério da sua verdade ou, pelo menos, da sua aceitabilidade".

3 comentários:

CJT disse...

Mui Bien!
É um resumo a imprimir e a ler com mais atenção.
[off topic]
Links inseridos, tags inseridas.
[private joke]
á ...não existe


Abraço.

CJT disse...

Mas agora continuo a fazer confusão.
De que forma se relaciona a definição do valor semântico com a função metalinguística?

Isabel A. Moura disse...

Esta é apenas a primeira parte. Mais para a frente procurarei fazer o relacionamento entre o valor semântico do signo e a função metalinguística.

Aguardem pela segunda parte do resumo.