Relações Públicas e Marketing - Diferenças
A blogosfera tem a maravilhosa característica cientificamente chamada de "uma coisa leva à outra" e, envolvido que andava numa pequena conversa, fui dar com o post do Bruno Amaral, Relações Públicas vs. Marketing, que me levou à sua dissertação sobre o tema, "O conceito de Relações Públicas e as diferenças do Marketing", publicado em pdf.
Este artigo aborda a questão com o seguinte índice:
- Relações Públicas - Definições de várias escolas, contexto social, ética e deontologia, legislação;
- O Conceito de Marketing e Marketing Social - Diferenças entre conceitos, bases de construção, objectivos;
- Objectivos e Funções das Relações Públicas - Técnicas de pesquisa, novos media, fluxos de informação e comunicação;
- Investigação, Acção, Comunicação e Avaliação - Métodos, contextos, feedback;
- O Profissional de RP e os Princípios Éticos da Actividade - Código de Atenas e Código de Lisboa, considerações;
- Bibliografia.
E, como uma coisa leva a outra, o Bruno leva-nos ao "PR Studies", de Richard Bailey, que nos fala das escolhas binárias e das suas dificuldades. Como a de optar por uma carreira em Marketing ou Relações Públicas. E sintetiza a escolha nestes termos:

2 comentários:
Cada um pode interpretar o artigo do Richar Bailey, mas a mim pareceu-me quase uma sátira. Duas opções de escolha que nos induzem em erro.
Viva, Bruno!
Bom... não é inteiramente satírico, segundo o meu ponto de vista, embora a intenção seja declaradamente essa [falta a transcrição do post]. No entanto existem realmente algumas diferenças que se podem estabelecer grosso modo. Estas que são apresentadas na tabela talvez se tornem mais visíveis na realidade do dia-a-dia...
Abraço,
CJT
Enviar um comentário